terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Perturbadores, bizarros e assustadores desenhos de crianças.

Post sugerido por Eduardo Felipe.

Como os desenhos feitos por crianças pareceriam se fossem pintados realisticamente?

Foi a partir dessa pergunta que o artista Dave DeVries teve a idéia para seu livro "The Monster Engine" (O Motor Monstro).

Para conceber as ilustrações, o autor projetou os desenhos de várias crianças com idades variando entre 2 e 6 anos, e usando um projetor opaco traçou cada linha fielmente. Em seguida, aplicando uma combinação de lógica e instinto, ele pintou os desenhos de forma realista.

O resultado é ao mesmo tempo bonito e perturbador.

A proposta ao meu ver é tentar decifrar e representar aquilo que as crianças realmente desejavam colocar no papel e colocariam se tivessem meios para fazê-lo. Alguns destes desenhos ficaram realmente bizarros, parecem coisas saídas de pesadelos. Confira alguns dos trabalhos:

Sr. Cabeça de Batata - Peter - 5 anos

Diana - 5 anos - Esse é especialmente estranho, percebam a menina escondida de baixo do monstro que parece procurar por ela.

Chase - 4 anos. Típico monstro do armário.

Alyson - 3 anos desenha seu gatinho
Chelsea - 3 anos

Dylan - 6 anos

O homem bonzinho - Tammy - 4 anos

Eu sempre gostei da idéia de usar a percepção infantil para representar algum horror inconcebível. E que melhor maneira de representar isso, do que por intermédio de desenhos feitos por crianças.

Há uns anos atrás pedi para meu afilhado que tinha 6 anos para desenhar um monstro do Mythos, no caso o Eihort, para que eu pudesse fazer um handout. Na aventura, o desenho era uma pista de que algo estranho habitava uma casa e essa força era de conhecimento das crianças que ali viviam.

O desenho ficou bem legal e diante da cara dos jogadores, é claro, aumentei o custo de sanidade deles.

Antes que alguém diga que eu traumatizei demais meu afilhado, o sangue e a legenda dos personagens fui eu quem colocou depois que ele terminou o desenho.

8 comentários:

  1. Opa! Muito legal ter feito o post com minha sugestão, quando eu vi esse link eu lembrei justamente desse handout que você pediu para seu afilhado desenhar!
    Bem bacana a percepção do artista em cima dos desenhos das crianças né?

    ResponderExcluir
  2. A percepção das crianças diante do horror do cotidiano é assustador.

    ResponderExcluir
  3. Sim, as crianças costumam representar aquilo que as atormenta ou faz feliz através de signos. Com certeza esses desenhos têm significados que só elas sabem o que é. Eu aqui me sentindo o psicólogo xD. Muito bom, ótima iniciativa do pintor e sua em nos mostrar o trabalho. Isso me lembra um dos meus pintores favoritos, o russo Anton Semenov. Os desenhos dele são de uma bizarrice assombrosa, alguns realmente me dão medo, como "Old Clown". Outro cara que se garante no gênero é o Ken Wong, criador da concept art de Alice Madness Return. Meu favorito dele é "Sanctuary II".

    ResponderExcluir
  4. Quando eu era crianca via bichos bizarros...pensava que era soh eu hoje vejo que faz parte do cotidiano......

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era crianca via bichos bizarros...pensava que era soh eu hoje vejo que faz parte do cotidiano......

    ResponderExcluir
  6. Minha sobrinha faz desenhos bizarros, ela diz que vê uma mulher feia e mal nos espelhos e diz que as pessoas ruins gritam durante a noite. Fico muito assustado com essa situação pois ela só tem 4 anos e eu também não sei lhe dar com isso que acontece com ela.

    ResponderExcluir
  7. impressionantes mesmo, o quanto é imaginação e o quanto é real (música dramática)? :) Obrigado pelo blog!

    ResponderExcluir
  8. Meu sobrinho gosta muito de super heróis especificamente o homem aranha,e toda vez que ele desenha,desenha esse personagem com detes afiados,muito feio e parece até monstros comendo pessoas,agora ele acorda durante a noite e fica tipo sonâmbulo. Chega ser assustador.

    ResponderExcluir