quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sobre Handouts e Props (Parte 3) - Handouts que Envolvem


HANDOUTS QUE ENVOLVEM

A terceira modalidade de handout são na verdade os props. Eles não tem uma função essencial no jogo a não ser envolver os jogadores na trama e tornar o jogo mais interessante visualmente.

Esses são na minha opinião, os itens mais divertidos e os que trazem mais recompensa para os jogadores. São eles os props que anos depois do jogo terminar continuam sendo lembrados e permanecem frescos na memória dos jogadores. A aventura se torna uma espécie de sinônimo desse prop. Eles sempre vão lembrar da "aventura que tinha e estatueta de Cthulhu" ou do "cenário da criatura no frasco de vidro".

Em geral, esse tipo de prop não introduz pistas ou ajuda a resolver o mistério, mas faz com que os jogadores queiram resolver, que desejem se envolver mais profundamente. É uma espécie de ligação emocional com a estória.

É o tipo de efeito que se obtém quando o jogador recebe um amuleto do Elder Sign e imediatamente o coloca em volta do pescoço como se ele fosse realmente lhe proteger. Ou quando o jogador recebe um manuscrito com as palavras de poder e no momento de lançar a magia, lê o encantamento em voz alta.

O objeto passa a interagir com a cena como algo concreto. Coloque nas mãos do jogador o objeto e pode ter certeza, ele vai usá-lo como recurso da cena. O jogador não vai dizer "eu ergo o amuleto e grito o nome de Hastur". Ele REALMENTE vai erguer o prop e gritar o nome de Hastur. O jogo ganha um quê de interpretação... de drama... e (por que não?) emoção!

Eis aqui alguns dos props que usei em alguns dos meus cenários.

A Estatueta de Cthulhu é um clássico. Na maioria das aventuras que envolvem o Grande C, uma estatueta do distinto é encontrada. Seja em poder de cultistas, no canto de um templo ou resgatada pela polícia após uma batida, em algum momento o grupo de investigadores vai cruzar com uma delas.

Eu consegui essa já pronta. Antes eu vaha me aventurado a fazer uma em argila que modéstia à parte nem ficou de todo ruim... o problema é que ela não sobreviveu a uma queda fatal da minha estante de livros.

Alguns props desse tipo podem ser feitos de papel. São props feitos para serem entregues aos jogadores e que não necessariamente constituem uma pista. Certificados, diplomas, passaportes, carteiras de direção, títulos de clubes, sociedades e bibliotecas, cartões de apresentação, papéis de embarque em trens, passagens aéreas... tudo isso ajuda a tornar o jogo mais envolvente.

Em "Horror on the Orient Express" eu fiz o cardápio do restaurante de bordo com os pratos que seriam oferecidos no jantar à bordo. Uma das jogadoras na ocasião ficou tão animada que fez sua versão de um dos pratos e na aventura seguinte jogamos enquanto ela servia um jantar à luz de velas. Foi um jogo memorável!

Estatuetas são uma ótima forma de envolver os jogadores no mistério.

Eu adorei essa versão de Anúbis feito em Pedra sabão. Usei ele algumas vezes em aventuras se passando no Egito e em um dos meus cenários favoritos "The Edge of Darkness". Usei os hieróglifos na base da estatueta como uma fonte de pistas que os jogadores tinham de decifrar.



Esse pequeno busto egípcio eu consegui em uma lojinha de produtos naturais, ficou bem legal em cima desse "pedestal" que na verdade é um vaso de planta pintado com graxa.

Essas cópias de traquitanas egípcias sempre tem algum uso em cenários de Cthulhu e os jogadores tendem a adorar tê-las em cima da mesa de jogo.

Faz anos que penso no projeto de um prop na forma de um livro do Mythos com páginas encadernadas contendo informações, magias, diagramas, explicações e desenhos como aqueles dos tomos proibidos.

O mais perto que cheguei disso foi criar esse prop para o Live Action de Call of Cthulhu ano passado. Trata-se de uma versão caseira do Vermis Mysteriis de Ludvig Prinn com direito a páginas amareladas, marcadores de veludo e um fecho de couro. Não ficou ruim, mas para o futuro espero fazer um que possa ser devidamente folheado.

Objetos cerimoniais vudu também tem seu lugar no hall de props que usei em cenários.

Na verdade, as notórias "Velas de Gordura Humana" foram um dos meus primeiros props. Em uma aventura, os jogadores recebiam essas velas de um sacerdote vudu e as usavam para contatar o mundo espiritual e questionar um fantasma numa espécie de sessão espírita. Os jogadores entraram na brincadeira e a cena foi feita em uma mesa com os jogadores de mãos dadas ao redor de uma mesa fazendo as perguntas para os fantasmas.

Foi outra sessão que entrou para a história!

Para o Live Action reinventamos as velas de gordura humana e a Mão da Glória. O resultado foi tão bom que minha esposa detesta ver a coisa sobre a nossa mesa.

Tão tradicional quanto os tomos de conhecimento profano, é o Amuleto com o Elder Sign. Trata-se de um item mais ou menos comum que os investigadores às vezes conseguem obter no curso de uma investigação.

Esse prop nada mais é que um pedra com o símbolo clássico arranhado nela. Deve ter demorado uns 10 minutos para fazer... mas o efeito é muito mais duradouro. Vários jogadores interpretando seus personagens já colocaram esse Elder Sign caseiro em volta do pescoço ou o ergueram para se proteger de alguma criatura do Mythos.

"Horror on the Orient Express" também motivou a criação desse prop, o Manuscrito de Sedefkar.

Eu o usei na campanha quando narrei pela primeira vez e o prop acabou sendo re-utilizado no Live Action ano passado. A idéia é que ele tenha sido escrito em pele humana, para simular isso escrevi sobre um tecido cor de pele que foi colado em um papel velino. Devidamente esticado a coisa parece realmente uma série de tatuagens aplicadas sobre a pele.

Esse é um dos itens que me deu mais orgulho ter produzido. A Caixa do filme Hellraiser, a "Configuração dos Lamentos" é um objeto que qualquer fã de terror reconhece apenas de bater o olho.

Eu fiz uma aventura há muito tempo envolvendo os horrores criados por Clive Barker e adoraria ter usado esse prop na ocasião. Só ano passado por ocasião do Live Action resolvi tentar fazer uma em casa e esse foi o resultado. Minha Configuração atualmente guarda os meus livros de Kult. E pensar que quase encomendei uma que iria custar 30 dólares, fiz essa e não deve ter custado nem 8 reais.

Fãs de cinema trash de horror também vão reconhecer facilmente esse prop. Ele figurou em uma aventura onde os investigadores se envolviam com ninguém menos que o Dr. Herbert "Reanimator" West.

Para essa aventura fiz uma caixa contendo várias seringas etiquetadas que pertenciam ao Dr. West. Essa foi a única que restou da coleção, os jogadores pediram para ficar com os props como lembrança. O conteúdo da seringa era licor de menta, fico imaginando se algum deles bebeu o "líquido reanimador".

Deixei esse por último pois é um dos meus props favoritos. Usei ele novamente em "Horror on the Orient Express" e o resultado foi ótimo pois motivou um excelente roleplay.

A garrafa é para ser um frasco de "Dream Lausane", uma fórmula mística que permite àqueles que beberem adentrar as Dreamlands. Na aventura, apenas os jogadores que bebessem um cálice do líquido descponhecido poderiam seguir adiante na aventura e explorar a Terra dos Sonhos.

A interpretação dos jogadores fazendo um brinde formal pouco antes de todos beberem sua respectiva dose, foi um momento inesquecível. Talvez o melhor role que eu já tenha visto em uma mesa de RPG nesses anos todos.

Bem, com isso concluímos a sequência de artigos à respeito de Props e Handouts.

Desculpem a demora em postar esse último artigo, mas acabei perdendo o material que havia escrito semana passada, de modo que tive de me recobrar da perda de sanidade antes de escrever tudo novamente.

6 comentários:

  1. Muito bom, começarei a mestrar contos para diversos grupos e ver as reações de cada um. Com certeza beberei dessas informações!

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  2. Muito bom Luciano!
    Uma das coisas que mais me agrada no nosso hobby é a produção de props!

    Em breve te mando as fotos de mais alguns que fiz, incluindo a cabeça de Nun-kandi rsrs

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  3. Luciano, meus parabéns novamente pelo seu excelente trabalho.

    Porque você não faz um PODCAST do mundo tentacular? Já pensou nisso? Acredito que será mais um adicional para o site ficar melhor ainda.

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  4. Incrível esse Blog! Parabéns!

    se puder, segue ai http://porumavidasemsaudade.blogspot.com/

    Obrigada e beijos mil!

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  5. Essa Mão da Glória é da dar arrepios mesmo...

    Mamedes

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