sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Abismo se abre - Fotos e relato do cenário "O Sobrevivente" no Encontro do Saia da Masmorra



Olá Argonautas,

Alguns podem até estranhar um pouco, mas estamos em uma semana de notícias sobre Abismo Infinito aqui no Mundo Tentacular. Mas francamente, não há razão para estranhar muito. Embora o Mythos de Cthulhu não esteja formalmente presente na ambientação de horror espacial do John Bogea, H.P. Lovecraft é uma referência constante nessa obra. Quase como um fantasma assombrando as páginas do livro. 

A essência de Abismo Infinito se vale de vários conceitos elaborados por Lovecraft, entre os quais o Horror Cósmico, a insignificância humana diante da grandiosidade do universo e a loucura resultante de conhecer os mistérios do cosmos. Então ouso dizer que, quem gosta de Cthulhu (seja qual for a ambientação) vai se amarrar nesse jogo também.

Sábado passado, no encontro de RPG do Saia da Masmorra, na galeria da Point-HQ no Rio de Janeiro, tive minha primeira experiência como narrador de Abismo Infinito. Foi uma sessão bem animada, contando com um grupo de excelentes jogadores que conheciam bem pouco a respeito do sistema e da ambientação, mas que estavam dispostos a acompanhar seus argonautas em uma jornada digna de pesadelos.

Optei por escrever uma aventura própria nessa primeira investida no universo niilista de Abismo. Curiosamente eu me sinto mais a vontade mestrando um cenário que eu criei do que uma aventura pronta, embora eu tenha gostado bastante da proposta de "A Caixa Dourada" e pretenda narrar quando surgir a oportunidade. Batizei a aventura com o título "O Sobrevivente", um aceno ao episódio "The Lone Survivor" da antiga série Galeria do Terror.

Vou comentar sobre a sinopse sem revelar muitos detalhes da trama, uma vez que pretendo usar esse cenário novamente para outros grupos. "O Sobrevivente" envolve uma missão de resgate em espaço profundo no enigmático Braço de Scutum-Centauro, quadrante que abriga a maior quantidade das ruínas xeno-arqueológicas da galáxia. Há 12 anos uma missão levada a cabo pelo Argo-43 (Darwin) partiu para examinar essas ruínas e jamais retornou. Uma nova equipe viaja no Argo-66 (Nightingale) para investigar o que teria acontecido e logo ao chegar ao seu destino descobre que coisas estranhas estão acontecendo a bordo e que o trágico destino da Darwin pode estar fadado a se repetir. A chave para o mistério reside no único sobrevivente da missão original que terá um dramático relato a compartilhar com seus salvadores.

A aventura se propunha a ser curta, no entanto ficou claro que cenários nesse estilo tendem a abrir muitas possibilidades interpretativas o que consome um bom tempo. Dessa forma a aventura acabou sendo interrompida na metade sem uma conclusão. De qualquer maneira foi uma experiência válida e bastante divertida, que serviu para apresentar o jogo e para sedimentar algumas idéias que eu já havia rascunhado.

Algumas cenas bacanas:

* A áspera discussão entre o Oficial de Ciências e a Segurança da nave sobre a coleção de insetos alienígenas que o primeiro mantém em sua cabine.
* A Oficial Médica ficando presa na Câmara de Hibernação sonhando com o afogamento de seu filho e não conseguindo despertar.
* A mesma Oficial Médica em um momento bizarro invadindo a cabine do Oficial de Ciências para devoirar uma barata-toupeira de 30 centímetros.
* A desconfiança da tripulação para com o Talos e o recíproco olhar de dúvida do andróide, que faz as vezes de psicólogo de bordo, quando percebe o comportamento incomum da tripulação.
* O Capitão tomado de um surto de imprudência decide ir por conta própria abordar uma nave de fuga e veste o uniforme espacial.
* A constatação de que a tripulação do Darwin enfrentou algo inexplicável.
* O violento ataque de um Talos em um momento delicado da operação de abordagem.    

A seguir algumas fotos da mesa e comentários do jogo:   

Uma daquelas fotos típicas da mesa de jogo pouco antes de iniciar a aventura.

Nossa que cara de sadismo... a aventura contou com alguns momentos de desentendimento entre os personagens e brigas internas na tripulação que serviram para apimentar as relações. O Oficial de Ciências se desentende com a Oficial de Segurança e o Capitão tem que se impor para evitar o pior.

A Oficial Médica adquire um bizarro desejo de devorar alguns dos insetos que pertencem a coleção do Oficial de Ciências. É o momento em que todos à bordo pressentem que algo está muito errado e que o comportamento descambou para algo absolutamente bizarro.

A equipe entra na órbita de Nimbus e se depara com algo inesperado. O que teria acontecido nas ruínas xeno-arqueológicas? Paranóia, dúvidas, desconfiança... as coisas começam a ficar preocupantes e o andróide parece ser o mais equilibrado dos tripulantes da Nightingale.  

Haha! adorei essa foto, momento "face palm". O grupo tem que decidir quem vai desembarcar para investigar uma descoberta em espaço profundo. Os perigos de uma operação assim são muitos, ainda mais quando pesadelos lúcidos começam a confundir o julgamento da tripulação. Em quem confiar? 

Depois de um atribulado resgate o grupo discute sobre o que fazer com o único sobrevivente da Darwin mantido em sono criogênico. 

E num momento da fina "arte de pagar mico" esse narrador que vos escreve apresenta uma interpretação beirando o shakespereano da cabeça removida de um andróide em cima da mesa. Tá eu sei... sem comentários!

Usei alguns props na sessão. Aqui estáo algumas fotos deles.

As fichas dos personagens, os crachás com as funções de cada jogador/personagem à bordo, umas fotos cósmicas (cortesia da NASA) e o mapa da Nightingale (usei o tabuleiro do jogo Alerta Vermelho).

As fichas dos personagens. Usei a ficha base que acompanha o livro. É muito fácil de construir os argonautas. Encontrei fotos de atores em filmes de Ficção Científica para dar uma cara aos personagens.

Mais alguns argonautas à bordo da Nightingale.

O antigo tabuleiro do jogo Alerta Vermelho da Grow (quem lembra?). Eu devo ter ganho esse jogo quando tinha uns sete anos, mas o mapa serviu como uma luva para simular o interior da nave com seus muitos compartimentos e câmaras.

O mapa com o livro e escudo de Abismo. Material para mergulhar em pesadelos cósmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário